Todas as Publicações do Distrito

Prefeito de Várzea Grande recebe Visita do Governdor Zozoel de Paula e de Presidentes de todos os Rotary Clubes de Várzea Grande

No dia 29 de setembro, o Prefeito de Várzea Grande recebeu o governador do Distrito 4440 do Rotary Internacional, Zozoel de Paula, que visitou oficialmente o Rotary Club de Várzea Grande Centro. Durante a visita, o prefeito de Várzea Grande abriu sua agenda para o Rotary e as temáticas a serem discutidas. Governador Zozoel estava acompanhado de todos os Presidentes de Rotary de Várzea Grande e agradeceu a recepção de todos e de forma especial ao Prefeito Municipal de Várzea Grande Kalil Sarat Baracat de Arruda. "A Prefeitura estará sempre de portas abertas para recebê-los. É sempre uma honra fortalecer este vínculo de amizade e companheirismo", felicitou o prefeito Kalil durante a visita. “Estas visitas servem para verificar o andamento dos projetos e ações sociais dos clubes, desenvolvidas no município, e traz mensagens e metas do presidente do Rotary Internacional.” Declarou o Governador Zozoel ao Prefeito. "O Rotary presta relevantes serviços à sociedade. É uma honra receber o governador. Estamos sempre à disposição, de braços abertos a atender qualquer ação que beneficie diretamente nosso município", finalizou Prefeito Municipal de Várzea Grande Kalil Sarat Baracat de Arruda. A visita contou com a presença do companheiro Luiz Fernando Amorin que é Vereador por Cuiabá e prestigiou este importante momento para o Rotary de Várzea Grande.

Mensagem do Diretor 2021-23, Julio Silva Santisteban-Ojeda – Setembro 2021

Como sabemos, em seu calendário anual o Rotary designa setembro como o Mês da Educação Básica e Alfabetização, destacando assim a importância que atribui ao tema – da maior relevância para alcançarmos a paz positiva que a nossa organização defende. É óbvio que, sem níveis adequados de educação, as comunidades são afetadas e o direito fundamental a uma vida digna é relegado. Sem educação, não há Estado de bem-estar e, sem este, não há Estado de direito – e, em consequência, a paz é abandonada, dando lugar a conflitos de vários tipos que afetam a vida de pessoas e nações. A educação deve ser cuidada, uma vez que ela é um direito natural, pois se trata de um componente essencial do direito à vida. Nenhuma forma de exclusão, portanto, deve ser admitida, devendo se estabelecer uma ação permanente que reúna esforços de caráter inclusivo. Especificamente na América Latina, alcançar níveis adequados de educação é uma tarefa pendente para direcionar nossas nações a um futuro melhor, que as tornem sociedades legitimamente livres e democráticas e, ao mesmo tempo, capazes de competir no mundo de hoje, no qual a educação, a tecnologia e a cultura aumentam, cada vez mais, as lacunas da desigualdade. Conscientes disso, nós rotarianos trabalhamos pela educação e a abordamos como uma das nossas sete áreas de enfoque, e ansiamos por um maior envolvimento dos setores público e privado nessa cruzada que é responsabilidade de todos.

Mensagem do Chair da Fundação Rotária 2021-22, John Germ – Setembro 2021

Malala Yousafzai é uma jovem ativista paquistanesa que defende a educação de meninas e mulheres. Quando adolescente, Malala se pronunciou corajosamente pelo direito de as meninas estudarem. Extremistas de seu país discordaram, e ela foi baleada por um integrante do Talibã a caminho de casa, quando voltava da escola. Mas o ataque não a dissuadiu; ele aumentou sua determinação. Assim que se recuperou, ela retomou sua missão de ativismo educacional. Hoje o Fundo Malala apoia a educação por meio de projetos em todo o mundo. Malala não é apenas uma inspiração para os rotarianos, mas também compartilha algumas semelhanças conosco: o desejo de fazer o que é certo, a paixão pela alfabetização e o poder de transformar sonhos em realidade. Um dos lemas da minha vida é: se você pode sonhar, você pode realizar. Isso se aplica a tudo o que os rotarianos fazem, particularmente em relação à Fundação Rotária. Nós, literalmente, fazemos os nossos sonhos acontecerem. Como Malala, sabemos que a alfabetização é, para muitos, o primeiro passo para saírem da pobreza. Para colocar nossa visão em ação, primeiramente compreendemos uma comunidade e os problemas específicos que os seus moradores enfrentam para, em seguida, formarmos uma parceria com eles. A seguir, unimos forças com outras partes – trocando ideias com clubes de outros distritos e trabalhando com outras pessoas e organizações. Nossa solução, na forma de um Subsídio Distrital ou Global, será adaptada para essa comunidade. E, se for um projeto financiado por subsídio do Rotary, você pode apostar que o mesmo será bem planejado, estratégico e, acima de tudo, sustentável. Queremos que a dádiva da alfabetização não seja uma única doação de livros, mas um plano para transformar a comunidade com o passar do tempo. Ao longo dos anos, vi inúmeras iniciativas de alfabetização no Rotary – desde programas nacionais a projetos locais. Quando a pandemia da Covid-19 começou, no ano passado, muitos clubes se mobilizaram para ajudar as comunidades a se adaptarem ao ensino online, inclusive com o fornecimento de notebooks. As soluções do Rotary são infinitas e nossos voluntários, incansáveis. E, se conheço bem os rotarianos, sei que mais soluções estão sendo criadas enquanto escrevo estas palavras. A paixão do Rotary por projetos de alfabetização e educação é bem conhecida, assim como o nosso compromisso em fazê-los acontecer. Vocês, por meio do Rotary, contribuem muito para as pessoas darem o primeiro passo para saírem do ciclo de analfabetismo e pobreza e entrarem em uma realidade muito melhor. Lembrem-se: se vocês podem sonhar, vocês podem realizar – assim como a Malala.  

Mensagem do Curador da Fundação Rotária 2021-23, Marcelo Haick – Setembro 2021

A Fundação Rotária entende que o desenvolvimento de parcerias representa uma iniciativa alinhada às nossas prioridades e objetivos estratégicos para promover a boa vontade, paz e compreensão mundial. Parcerias são acordos mutuamente benéficos entre duas ou mais partes, com responsabilidades compartilhadas nos mais diversos níveis. São relações de colaboração para trabalhar em conjunto, visando objetivos comuns. O próprio Código de Políticas da Fundação Rotária conceitua que o Rotary International e a Fundação Rotária buscam ativamente desenvolver parcerias com outras organizações que aumentem nossa capacidade de prestar serviços. Uma boa-nova: a parceria da Fundação Rotária com o Unicef Brasil! Por meio da Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), celebramos essa parceria institucional com a assinatura de um memorando de entendimento para o desenvolvimento conjunto de projetos humanitários no Brasil. Trata-se de uma experiência de fato inovadora, para a qual deveremos contar com os nossos líderes regionais e a rede de recursos distritais a fim de apoiar projetos nas áreas de prevenção e tratamento de doenças, educação básica e alfabetização, paz e resolução de conflitos, e meio ambiente – além de iniciativas de imunização e de erradicação da pólio. O Unicef, criado pela Organização das Nações Unidas em 1946, atua na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, concentrando seus esforços naqueles mais vulneráveis, com foco especial nas vítimas de formas extremas de violência. O órgão está presente no Brasil desde 1950, onde tem apoiado as mais importantes transformações no âmbito da infância e adolescência. Nas últimas décadas, o nosso país promoveu uma maior inclusão de crianças e adolescentes nas políticas públicas, entretanto, uma significativa parcela dessa população continua desassistida. E o Unicef concentra seus esforços justamente no atendimento ao contingente mais excluído de meninas e meninos, uma realidade que está presente em todas as regiões brasileiras, com maior agudeza na Amazônia, semiárido e grandes centros urbanos. Com seus programas humanitários e prioridade na erradicação da pólio, a Fundação Rotária poderá potencializar os efeitos nos programas desenvolvidos ou nas novas iniciativas por meio da liderança e influência dos rotarianos em seus clubes, que estão em atividade em todo o país. Some-se a isso a nossa experiência em projetos de Subsídios Globais e a convergência das nossas áreas de enfoque com o Unicef. Em total sinergia, a Fundação Rotária e o Unicef Brasil almejam promover o atendimento às necessidades básicas de crianças e adolescentes, criando oportunidades para que alcancem seu pleno potencial!

Homenagem: Governador Mauro Mendes vai sancionar nome da Rodovia “Elmo Bertinetti”

Representantes da sociedade de Rondonópolis, em companhia do deputado estadual Sebastião Rezende, estiveram na manhã de ontem com o governador do Estado, Mauro Mendes, durante a reunião que ele teve com o prefeito José Carlos do Pátio, na Prefeitura. O presidente do Rotary Club de Rondonópolis, Tarcísio Dias de Oliveira, o empresário Samuel Logrado, diretor do A TRIBUNA e Fabiana Bertinetti (filha do homenageado), além do deputado Rezende, entregaram um ofício ao governador pedindo atenção especial em prol da sanção do projeto de lei 788/2020, aprovado pela Assembleia Legislativa e de autoria do referido parlamentar, que nomina a MT -040 como “Elmo dos Santos Bertinetti”, médico e empresário rondonopolitano falecido em 2017. O grupo aproveitou a visita do governador ao município de Rondonópolis para entregar o documento demonstrando o reconhecimento da sociedade local ao trabalho e empenho do médico Elmo Bertinetti pela implantação e viabilização da rodovia alternativa entre Rondonópolis e Cuiabá, passando pelo Pantanal. A iniciativa desses integrantes da sociedade local ocorre em função que o projeto de lei aprovado depende agora apenas da sanção do governador do Estado para virar lei.     “Foi muito importante o Samuel Logrado e o presidente do Rotary de Rondonópolis terem ido ao governador entregar esse ofício para que ele saiba que essa propositura não é apenas um reconhecimento do Sebastião Rezende, mas da sociedade local em prol de todo trabalho feito pelo dr. Emo Bertinetti para consolidação dessa rodovia”, externou o deputado Rezende. O documento entregue ao governador enfatiza que não só o Rotary Club de Rondonópolis agradece ao deputado Sebastião Rezende, como também enaltece a ação do chefe do Executivo, que está concretizando o sonho do falecido Elmo Bertinetti. Externa ainda que as lideranças de Rondonópolis e Mimoso são conhecedoras da dedicação e esforço dispensados pelo Dr. Bertinetti para idealização e concretização desse projeto, bem como se sentem agradecidas pela finalização do asfaltamento dessa rodovia e ficam esperançosos na sua breve conclusão, pelo atual governo. “Hoje a rodovia MT-040 está em suas últimas obras para ser concluída por Vossa Excelência, mas seu idealizador não está mais entre nós. Porém, assim como muitas outras benesses que Dr. Bertinetti nos deixou, essa estrada é uma das suas principais idealizações, sendo imprescindível que todo o trabalho realizado por ele não fique esquecido no tempo”, consta no ofício entregue. Após receber o documento, Mauro Mendes garantiu que a construção dos trechos pendentes da MT-040, entre o Distrito de Fátima de São Lourenço e o entroncamento da Rodovia MT-456, em Mimoso, estão sendo finalizados e que pretende concluir essa chamada “Estrada Verde” até o fim deste ano de 2021. Também externou que a homenagem em prol do Dr. Bertinetti é merecida e que vai sancionar o projeto de lei que dá o nome do médico ao trecho central da rodovia, com cerca de 77 quilômetros. O ofício entregue conclui salientando que “…queremos crer que, como os nobres representantes do povo de Mato Grosso na Assembleia Legislativa reconheceram todo o merecimento desse nobre homem público, aprovando esta justa homenagem, também não será diferente com a Vossa Excelência, sancionando o projeto de lei”. Além de ser uma rodovia turística, a MT-040 vai encurtar distâncias entre Rondonópolis e municípios pantaneiros como Mimoso, Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço, bem como se tornar uma nova ligação para a capital Cuiabá, e foi uma luta encampada desde o seu início pelo Jornal A TRIBUNA, juntamente ao Comitê Pró-Rodovias e ao Rotary Club de Rondonópolis. FONTE: ATribuna - Da Reportagem

Rotary Club de Peixoto de Azevedo recebe Gov. Zozoel de Paula em Visita Oficial

O Casal Zozoel de Paula - Governador 2021-22 do D. 4440 Zozoel de Paula e Regina Célia Ferreira de Paula, Coord. Distrital da ESR/Casas da Amizade foram recepcionados dia 24/09/2021 no Marco Rotário do ROTARY CLUB de Peixoto de Azevedo, por vários companheiros/as do clube liderados pelo presidente Wedra  Garcia Leonardo. A programação preparada pelos companheiros e companheiras, teve início com visita ao Fórum de Peixoto, em que o sócio fundador do Rotary de Peixoto Sr. Sinvaldo - Presidente 1990, projetou a construção do Fórum  e o Rotary teve parceria nesta ação. Em seguida foi realizada visita as obras do Ginásio do bairro Mãe de Deus, onde será instalada a Academia da 3a. Idade e foi feito o plantio de 5 mudas de árvores ipê de jardim, ipê roxo, ipê amarelo e está ação foi realizada com a participação da Primeira Dama do município Sra. Marisete que acompanhou o casal e apresentou o local onde será instalado academia. Logo em seguida o Casal Zozoel e Regina de Paula deram entrevista à TV  Folha 104.9 e entrevista na Rádio folha 104.9 FM, falando da proposta do Rotary Club para o município, radialista Fran, em ambas, tiveram a oportunidade de esclarecer o trabalho da Governadoria e da ESR/Casas da Amizade no D. 4440. A comitiva foi recepcionada na prefeitura pela 1a. Dama sra. Marisete e o vereador Caçula e estiveram em seguida visitando APAE, Escola Vida Nova, onde foram recepcionados pelo diretor Wilson e a coordenadora profa. Juliana. Neste projeto os rotaríamos/as de Peixoto adotaram cada um afilhado/aluno, cuidam de cada um, com visitas, no total são 68 alunos matriculados. O Rotary Club de Peixoto de Azevedo trabalha fortemente com a parceria dos empresários/garimpeiros e esta parceria possibilitou que fizessem a sala de fisioterapia para a Apae.  O casal Zozoel de Paula e Regina visitaram também a Coogavepe- Cooperativa dos Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, onde doram recebidos pela presidente sra. Solange, que explanou tudo sobre a cooperativa, Sr.a Solange é uma excelente profissional, apresentou a cooperativa e seus expediente administrativos , nos deu uma verdadeira aula de conhecimento em pedras preciosas e em seguida visitaram a M. Gold, onde trabalha o companheiro Presidente Wedra, que nos apresentou o comércio do ouro da empresa. As atividades foram encerradas com a realização as 17h, quando ocorreu a reunião do conselho diretor e na noite foi realizado o encerrando da Visita Oficial do Governador Zozoel de Paula 2-21022 com a Festiva e Posse de 10 novos companheiros/as ao Rotary de Peixoto de Azevedo. Zozoel e Regina agradeceram a acolhida recebida e deixaram sua mensagem, “O sucesso do Distrito é o sucesso de todos, a roda rotária gira em nós, precisamos estar juntos, sempre. Vamos nos reinventar e ter a criatividade de fazer o Rotary no distrito 4440”. Declarou Zozoel de Paula.

Localizar site dos clubes