MATO GROSSO, O CELEIRO DO MUNDO, COMEMORA 272 ANOS DE FUNDAÇÃO
Homenagem do Distrito 4440
Neste 09 de maio, nosso Estado comemorou o seu 272º aniversário quando no longínquo 1748 através de Alvará Régio de Dom João V de Portugal era criada a Capitania de Mato Grosso, tendo como seu primeiro Governador e Capitão General Dom Antônio Rolim de Moura Tavares.
Desde então muitos fatos aconteceram e hoje nosso Estado desponta no cenário nacional e internacional como um dos mais pujantes, tanto por suas riquezas minerais, fauna e flora, como pela expressiva produção agropecuária. Alguns dados reforçam e consolidam essa afirmação: com seus mais de 900 mil quilômetros quadrados, 3,5 milhões de habitantes em 141 municípios, encontram-se três grandes e importantes biomas: Cerrado, Floresta Amazônica e Pantanal. Só isso seria o suficiente para caracterizá-lo como um colosso. Fornece água a três grandes bacias hidrográficas: Amazônica, Platina e Araguaia-Tocantins; por isso é também um grande “produtor de água”. Com relação a produção de alimentos se destaca como o maior rebanho bovino e grande produtor de aves e suínos; como maior produtor de soja, algodão e milho; grande produtor de cana-de-açúcar, etanol, biodiesel, madeira e ouro. Cidades como Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, pela quantidade e valor de sua produção agrícola são conhecidas como “A Califórnia brasileira“. Outras cidades, como Barra do Bugres, Rondonópolis, Primavera do Leste, Campos de Júlio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Alta Floresta, Colíder, Querência, Água Boa, Juara e Juína também são destaque na produção de grãos, carne, biocombustíveis, madeiras, látex, etc... Outras ainda se destacam pela produção de ouro, motivo da vinda e cobiça dos bandeirantes no século XVIII, como é o caso de Peixoto de Azevedo e Pontes e Lacerda, para citar somente alguns. Ainda temos expressivas produções de leite como em Juscimeira e Araputanga e hortifrúti em diversas regiões. .
Podemos ainda discorrer sobre a produção cultural riquíssima e variada encontrada principalmente nos munícipios mais antigos como Vila bela da Ss. Trindade (chorado e festa do Congo), Poconé (com as cavalgadas), Cáceres (siriri e cururu), Santo Antônio do Leverger (Carnaval), para citar algumas. O turismo com destaque para rios, lagos, dolinas, cavernas, cachoeiras, alagados, águas termais, serras e Pantanal, com a prática da pesca e observação de animais, esportes, etc... Destaque para Nobres, Chapada dos Guimarães, Barra do Garças, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Barão de Melgaço, Jaciara, Barra do Garças entre outros. A capital Cuiabá e Várzea Grande se destacam nas áreas de prestação de serviços, indústria, comércio e logística de transportes e mercadorias.
Poderíamos continuar pois só demos uma “pincelada” nas potencialidades, riquezas e atrações do nosso querido Estado, mas a matéria ficaria extensa demais para este tipo de mídia. O que não podemos omitir que isso tudo é feito por um povo acolhedor e trabalhador e, que, na década de 70, do século passado, houve uma aceleração da vinda de migrantes, principalmente de sulistas (gaúchos, catarinenses e paranaenses), paulistas, goianos e mineiros que nas mais diferentes regiões geográficas desse imenso território fundaram cidades, desenvolveram entre outros setores a agricultura e a pecuária de vanguarda quanto aos recursos tecnológicos empregados. Atualmente por sua grande e expressiva produção agropecuária Mato Grosso é conhecido como CELEIRO DO MUNDO.
O Distrito 4440, que nessa ocasião se junta a sociedade mato-grossense para homenageá-lo, também é um gigante nas ações rotárias de apoio à sociedade principalmente os grupos sociais mais fragilizados, com seus quase 1900 associados e 93 clubes. Tem se destacado a nível nacional como um dos Distritos de maior crescimento em número de novos associados, fundação de clubes e doações à Fundação Rotária. .
Para finalizar essa homenagem ao aniversário de nosso Estado que apresenta números superlativos, lembramos aqui das sábias e poéticas palavras do eminente Dom Aquino, que na sua verve literária compôs em 1919 o belo Hino a Mato Grosso, escrevendo o seguinte:-“LIMITANDO QUAL NOVO COLOSSO. O OCIDENTE DO IMENSO BRASIL. EIS AQUI SEMPRE EM FLOR MATO GROSSO. NOSSO BERÇO GLORIOSO E GENTIL.”.
Parabéns MATO GROSSO! Vivemos no teu solo e tu vives em nossos corações.
Washington Calado Barbosa – Governador 2019-2020
Por: Gilmar Batista Marostega – associado ao Rotary Club de Cáceres






