Rotary é parceiro no Projeto Recicla Verdinho permite troca de recicláveis por moeda social

por Rotary Club de Cáceres

Materiais que serão recolhidos pelos alunos, moeda de troca para uma alimentação mais saudável (Foto: Divulgação)
Materiais que serão recolhidos pelos alunos, moeda de troca para uma alimentação mais saudável (Foto: Divulgação)

Alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jardim Paraíso estão participando do projeto piloto de educação ambiental “Recicla Verdinho”, que visa criar nos jovens alunos a cultura da sustentabilidade com responsabilidade social, econômica e ambiental, incentivando-os a serem instrumentos de propagação de boas práticas para a sociedade. 

O programa tem como principal objetivo o de conscientizar a sociedade e implantar uma cultura que respeite o meio ambiente por meio da educação dos alunos matriculados na rede pública municipal. 

Para Elianne Pires, nutricionista e coordenadora da Merenda Escolar, a iniciativa busca inserir nas crianças práticas de educação sustentável, com incentivo à reciclagem e contribuindo com a variedade de alimentos em casa. “O projeto trabalha vários pontos com os nossos alunos: a alimentação saudável, a preservação do meio ambiente, a questão do trabalho, do valor do dinheiro, entendendo que é necessário o esforço de juntar e trocar para ganhar”, destaca ela. 

De acordo com a coordenadora a implantação do projeto passa por várias fases, a primeira já concluída é a orientação dos professores que trabalham em sala de aula temas nas áreas ambiental (sustentabilidade, reciclagem, aterro sanitário e coleta seletiva), na alimentar e nutricional (alimentação saudável, ações de educação alimentar e doenças causadas pela má alimentação),  Educação Financeira, Combate ao mosquito da Dengue e Agricultura Familiar (Inclusão social e econômica, desenvolvimento local). 

O projeto prevê que a cada dez itens de reciclagem arrecadado, o estudante terá direito a um verdinho. O voucher (verdinho) servirá como moeda para a compra de produtos da agricultura familiar que será realizado na feira, em barracas que estarão sinalizadas como apoiadores do projeto. Já todo material reciclável arrecadado será doado para a associação ou cooperativa de catadores. 

Em entrevista exclusiva ao Correio Cacerense, Elianne explicou que os alunos estão na fase de recolhimento dos materiais reciclados para posteriormente realizarem a troca pela moeda social. Segundo ela, eles estão muito motivados em arrecadar os “verdinhos'. “As crianças estão participando bastante, correndo atrás do material reciclável para fazer a troca pelas moedas. 

“É uma ação que está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Autarquia Águas do Pantanal, Sebrae, Capital Consultoria, Cidade Empreendedora e Sustentável, Sicredi e Rotary Club de Cáceres”, finaliza Elianne. 

 

Por Jornal Correio Cacerense

Localizar site dos clubes